Promoção Renda Extra

Escolha o rolo de pintura certo para cada tipo de parede

02 de abril, 2019

comentários
Começou a pintar profissionalmente há pouco tempo e ainda fica na dúvida na hora de escolher o rolo de pintura certo para cada tipo de serviço

Para garantir um acabamento de mestre e sem precisar dar inúmeras demãos, além da qualidade da tinta é preciso estar atento sobre as escolhas dos materiais, afinal, os utensílios e ferramentas são muito importante durante o processo de pintura. 

Isso porque, cada tipo de parede pede um rolo específico, com o tipo de material e espessura mais indicado para cada textura, por exemplo. Então, nada de ir pegando qualquer tipo de rolo e achar que eles são todos iguais, porque não são.  

O que considerar na hora de escolher o rolo de pintura?

Ha hora de escolher o seu rolo de pintura é preciso levar em conta dois fatores básico, mas muito importantes, pois são eles que irão direcionar a escolha do material correto. 

LEIA TAMBÉM: 9 dicas de pintura profissional para fazer o acabamento perfeito

Um deles é o tipo de tinta que usada na pintura, já o segundo fator leva em conta a superfície que será pintada. se ela é lisa, rugosa ou áspera, por exemplo. 

Um rolo de pintura para cada tipo de parede 

Rolos de lã natural

Fabricados com lã de carneiros, esses rolos de pinturas são excelentes opções para o uso de tintas látex PVA, acrílica e à base de água. 

Nesta categoria de rolos, é possível encontrar alternativas para cobrir superfícies rugosas, semirrugosas ou com texturas. E, quanto maior a rugosidade ou saliência, como as paredes de chapisco, a altura do pelo do rolo de lã deve ser sempre mais alta. 

Os pelos altos, acima de 16mm, permitem que o rolo retenha mais tinta, o que garante maior rendimento. Já os rolos com pelos mais baixos são mais leves, versáteis e quase não deixam a tinta respingar, o que garante maior economia e organização durante o trabalho

Rolos de lã mista

Recomendados para a aplicação de tintas à base de água, látex PVA e acrílicas, os rolos de lã mista são indicados para cobrir superfícies rugosas, semirrugosas e com texturas suaves.

LEIA TAMBÉM: Dicas de limpeza antes da pintura 

Os rolos podem ser feitos de lã de carneiro (50%) e fibra de poliéster (50%) ou lã de carneiro (20%) e fibra de poliéster (80%). 

Possui metade de lã de carneiro e 50% de fibra de poliéster, pode ser usado com tintas à base de água.

Rolo de lã sintética

Usados na aplicação de produtos epóxi, ideal para fino acabamento de superfícies lisas. 

Rolos de espuma poliéster

Esses rolos são utilizados em paredes lisas na aplicação de esmaltes, vernizes, tintas a óleo e complementos como fundos de madeira e metal. 

Rolos de borracha 

Indicados para criar efeitos decorativos com massa para textura ou gel decorativo ou envelhecedor. 

Gostou das dicas? Deixe um comentário falando sobre quais outros assuntos gostaria de ver por aqui.

 

como escolher rolo de pintura rolo de pintura

Você é pintor?

Cadastre-se e receba notícias sobre os eventos e cursos da Condor

Cadastre-se aqui!