Promoção Renda Extra

Pintura em tela para iniciantes

25 de junho, 2019

comentários
Se você sempre quis pintar telas com tinta a óleo, mas sempre achou o processo muito distante da sua realidade, algo que pertence à arte clássica e a artistas como Monet e Van Gogh.
 
Saiba que pintar não é nenhum bicho de sete cabeças. No entanto, a atividade requer prática, disciplina e um pouquinho de resiliência. Isso porque, provavelmente, a sua pintura em tela não sairá perfeita logo na primeira vez. Por isso, persista. 

LEIA TAMBÉM: Conheça os trabalhos do artista Marcos Rodrigues
 
Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que para um trabalho de qualidade ser realizado três itens básicos são necessários: a luz ambiente e como ela pode afetar as cores no seu quadro; a sombra, tanto a própria como a que é projetada, dando volume às figuras; a profundidade do seu cenário, ou seja, a sobreposição dos objetos existentes no quadro, a fim de criar o efeito de que alguns deles estão mais próximos que outros. 
 
Agora que você já sabe os itens básicos, veja as dicas que separamos. Vem ver!
 
Comece pintando pequenas telas
 
Ok, todo artista (mesmo que iniciante) sonha empinar grandes telas, mas calma. Não caia nessa tentação! 
 
As telas pequenas são ótimas alternativas para você experimentar técnicas, desenvolver seu traço e criar uma identidade própria. 

LEIA TAMBÉM: Pintura com Lápis Aquarelado
 
Com as telas pequenas é possível testar diferentes pinceladas, cores e misturas sem investir muito tempo ou dinheiro. 
 
Utilize uma paleta limitada de cor
 
Muitos pessoas não começam a pintar a óleo porque acham que é muito caro. Mas se você optar por ter uma paleta de cor limitada, o custo não é tão alto.
 
E, claro, se conhece um pouco sobre a teoria das cores sabe que 5 ou 6 cores são suficientes para pintar a óleo, uma vez que é possível criar a partir delas todas as restantes cores do espectro cromático. Bacana, né?
 
Utilize a dulpa tinta espessa e tinta diluída
 
A dica aqui é usar a tinta mais fina e diluída nas primeiras camadas e nas camadas posteriores, utilizar uma quantidade maior de tinta. Isso garantirá que as camadas anteriores irão secar primeiro, impedindo que a pintura seja quebrada.
 
Lave seus pincéis entre as aplicações 
 
Lave sempre seus pincéis entre as aplicações das cores. Para o processo de limpeza utilize papel de cozinha e terebentina.
 
Limpe bem seus pincéis após o uso
 
Após terminar o seu trabalho de pintura, o primeiro passo a ser dado é retirar o excesso de tinta do pincel. Isso pode ser feito com um pano ou papel toalha. 
 
Em seguida passe um solvente específico para a retirada de qualquer resíduo que tenha ficado na ponta e na virola. Pronto! Agora é só lavar com água e sabão neutro, deixar secar bem e guardar. 
 
Gostou das dicas e quer ver outras sugestões parecidas? Escreva nos comentários o que gostaria de ver por aqui.

 

dicas de pintura pintura em tela pintura em tela para iniciantes pintura para iniciantes

Você é artista?

Cadastre-se e receba notícias sobre os eventos e cursos da Condor

Cadastre-se aqui!